Resenha | Homens e Monstros: Série Mundo em caos – Vol. 3 – Patrick Ness

A série Mundo em Caos de Patrick Ness, lançada no Brasil pela editora Intrínseca, é mais do que uma aventura adolescente. Nos três livros, Mundo em Caos, A Pergunta e a Resposta e Homens e Monstros, os leitores acompanham Todd e Viola em uma jornada que os levou a questionar a humanidade.

O terceiro livro fecha de forma – quase – formidável todo este drama vivido pelos personagens. Nos dois primeiros livros, os leitores puderam conhecer mais sobre este novo mundo e as pessoas que nela vivem. Mas sempre foram os pontos de vista de três personagens: Todd com a verdade que lhe foi ensinada a respeito da sociedade em que vive, Viola com a sua inocência vinda da nave e do restante daqueles que vivem no novo mundo.

Leia também: Resenha | A Pergunta e a Resposta: Série Mundo em Caos – Volume 2 – Patrick Ness

Mas agora, a série Mundo em Caos apresenta um novo ponto de vista a se completar com a dupla: um Spackle. Até então, Patrick Ness mantinha o foco nos colonizadores, como o ruído nasceu e a guerra. Manteve o leitor sempre em rápidos acontecimentos em Todd e Viola e sua corrida para conseguir sobreviver.

No segundo livro, Ness inseriu os Spackle, mostrando como eles eram oprimidos pelos colonizadores humanos e agora em Homens e Monstros, o leitor tem o ponto de vista único de quem já vivia neste planeta e está tentando se salvar. As comparações com a chegada dos colonizadores na América é inevitável, assim como os acontecimentos em nossa sociedade atual onde ainda hoje nações mais fortes tentam sobrepujar as mais fracas e impor a sua cultura.

Leia também: Resenha | O Mundo em Caos – Patrick Ness

Infelizmente, como em A Pergunta e A Resposta, Patrick Ness faz uma narrativa lenta e muitas vezes cansativa. O que acaba por segurar o leitor é a sua vontade de saber mais e finalizar a obra. Outra parte negativa, é o autor manter desde o primeiro livro os problemas de comunicação entre os personagens, fazendo-os correr em círculos. Chega a ser cansativo, pois não existe mais motivo para isso acontecer, pois eles já se conhecem muito bem.

Só que o que realmente segura esta primeira parte, é a narrativa do Spackle. Caso a realidade mostrada por ele e o sentimento de opressão não fosse tão forte dentro do leitor, com certeza Patrick Ness não conseguiria ter um segundo e último ato bom. A parte final é mais rápida – de vez em quando até demais -, e o autor leva o leitor a questionar todos os atos desta sociedade, assim como a nossa. É um verdadeiro tapa de como as pessoas vivem e apenas preferem enxergar uma única realidade sem jamais questionar.

A abordagem deste último livro, é realmente o seu título, Homens e Monstros. Enquanto o leitor segue o trio nesta jornada, acaba refletindo a respeito de si, de como seria este mundo (de Patrick Ness e o nosso) se tivesse sido ‘colonizado’ de outra forma e a nossa relação uns com os outros.

Homens e Monstros talvez seja o livro mais fraco de toda trilogia, mas ele encerra bem toda a aventura, principalmente por fazer o leitor questionar e refletir de como Homens podem se transformar em Monstros tão facilmente.

Sobre o livro

Desde o início, a presença da humanidade no Novo Mundo foi marcada pela violência. A primeira guerra dos colonos disseminou o germe do Ruído pelo planeta, transformando o pensamento dos homens em um fluxo caótico de sons e imagens. No rastro da destruição, mulheres desapareceram e os Spackle, uma espécie nativa, foram dizimados. No entanto, as sementes dessa guerra germinaram em um conflito ainda maior, capaz de destruir o planeta e todos os seus habitantes. E Todd Hewitt e Viola Eade não têm para onde fugir.

Juntos, os dois percorreram as estradas do Novo Mundo, fizeram descobertas terríveis e vivenciaram atrocidades. Para salvar um ao outro, enfrentaram tiranos e terroristas. Mas nada disso se compara aos horrores que estão por vir.

Porque a guerra transforma homens em monstros. E, a partir de agora, cada decisão terá consequências brutais. Salvar a vida de alguém que amamos ou a de milhares de estranhos? Se aliar aos exércitos da Pergunta e da Resposta ou escutar uma terceira voz que surge clamando por vingança? O desejo de poucos ameaça prevalecer sobre as necessidades de muitos, e Todd e Viola questionam esse cenário enquanto avançam rumo a um desfecho imprevisível e dilacerante.

Homens e monstros é a conclusão memorável da trilogia Mundo em caos, que consagrou Patrick Ness como um dos maiores nomes da literatura jovem e foi publicada em mais de trinta países. Com uma narrativa única e visceral, a série cria um retrato impressionante das contradições humanas e explora os limites do poder, a luta pela sobrevivência e a força dos laços que criamos. A edição brasileira traz um conto extra que expande o universo da série.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave