sábado, 23, outubro, 2021

Thunder Fic’s | A importância de aprender com sucessos (e fracassos) anteriores

Se é estudante na área do audiovisual, certamente já ouviu a dica: analise as obras antigas. Parece um conselho manjado e geralmente não dão muita importância, entretanto, é a melhor ferramenta de estudo que existe.

Vai ressaltar que isso não quer dizer que basta assistir a vários filmes ou séries e sair se chamando de roteirista, existe uma maneira correta de desmembrar uma obra e suas nuances, inclusive uma parte técnica estrutural que vários cursos ensinam.

Veja Também: Thunder Fic’s | Direção vs roteiro: Quem é mais importante em uma produção?

A técnica consiste em quebrar em partes a produção que está assistindo e entender tudo que foi colocado ali. Primeiro entenda o motivo que faz aquele filme ou serie ser bom (ou não, analisar erros é de suma importância também) e o que chama atenção na qualidade.

Depois, comece a analisar cada parte. Reescreva o perfil do protagonista e dos demais personagens, cite seus objetivos internos e externos, seus erros e qualidades e etc. Faça o mesmo com o enredo, como a trama é apresentada? Quais os pontos importantes dela?

Veja Também: Thunder FIC’s | Dica de livros para aprender sobre roteiro

E se sentir segurança, analise a estrutura. Entenda a escaleta, os Beats, cada ponto de virada e como tudo que foi apresentado se interliga com as outras cenas, qual a função de cada objeto e ponto citado. Para isso, é importante saber sobre estrutura de roteiro e suas variáveis. Os livros de Syd Field, o Manual do Roteiro, A Jornada do Herói de Joseph Campbell, Save The Cat de Blake Snyder e O Herói de Mil Faces de Joseph Campbell explicam bem as estruturas propostas. Se quiser saber mais profundamente sobre as estruturas e análises, há módulos da Fábrica de Ideia Cinemáticas que explicam na prática como realizar esse importante exercício.

Utilize sempre essa ferramenta para aprender e até mesmo para escrever um novo projeto. Assista àquela obra que não gostou e tente melhorá-la, como faria se fosse o (a) responsável por aquele roteiro? Essa prática irá sempre melhorar sua escrita e deixar afiadas suas habilidades.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,958SeguidoresSeguir
4,239SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave