segunda-feira, 26, julho, 2021
InícioColunasThunder FIC´sThunder Fic's | A importância de aprender com sucessos (e fracassos) anteriores

Thunder Fic’s | A importância de aprender com sucessos (e fracassos) anteriores

Se é estudante na área do audiovisual, certamente já ouviu a dica: analise as obras antigas. Parece um conselho manjado e geralmente não dão muita importância, entretanto, é a melhor ferramenta de estudo que existe.

Vai ressaltar que isso não quer dizer que basta assistir a vários filmes ou séries e sair se chamando de roteirista, existe uma maneira correta de desmembrar uma obra e suas nuances, inclusive uma parte técnica estrutural que vários cursos ensinam.

Veja Também: Thunder Fic’s | Direção vs roteiro: Quem é mais importante em uma produção?

A técnica consiste em quebrar em partes a produção que está assistindo e entender tudo que foi colocado ali. Primeiro entenda o motivo que faz aquele filme ou serie ser bom (ou não, analisar erros é de suma importância também) e o que chama atenção na qualidade.

Depois, comece a analisar cada parte. Reescreva o perfil do protagonista e dos demais personagens, cite seus objetivos internos e externos, seus erros e qualidades e etc. Faça o mesmo com o enredo, como a trama é apresentada? Quais os pontos importantes dela?

Veja Também: Thunder FIC’s | Dica de livros para aprender sobre roteiro

E se sentir segurança, analise a estrutura. Entenda a escaleta, os Beats, cada ponto de virada e como tudo que foi apresentado se interliga com as outras cenas, qual a função de cada objeto e ponto citado. Para isso, é importante saber sobre estrutura de roteiro e suas variáveis. Os livros de Syd Field, o Manual do Roteiro, A Jornada do Herói de Joseph Campbell, Save The Cat de Blake Snyder e O Herói de Mil Faces de Joseph Campbell explicam bem as estruturas propostas. Se quiser saber mais profundamente sobre as estruturas e análises, há módulos da Fábrica de Ideia Cinemáticas que explicam na prática como realizar esse importante exercício.

Utilize sempre essa ferramenta para aprender e até mesmo para escrever um novo projeto. Assista àquela obra que não gostou e tente melhorá-la, como faria se fosse o (a) responsável por aquele roteiro? Essa prática irá sempre melhorar sua escrita e deixar afiadas suas habilidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,914FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,251SeguidoresSeguir

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
Thunder Fic's | A importância de aprender com sucessos (e fracassos) anteriores 7

Um adeus a Merlin

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave