segunda-feira, 21, setembro, 2020
Início Animações Críticas| Animações Crítica: Os Cavaleiros do Zodíaco - A Lenda do Santuário

Crítica: Os Cavaleiros do Zodíaco – A Lenda do Santuário

Os Guerreiros de Atena estão de volta aos cinemas! Desde a divulgação do trailer de Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário (Saint Seiya: Legend of Sanctuary, Japão, 2014), os fãs do consagrado anime que fez imenso sucesso no Brasil na década de 1990 aguardam ansiosamente pelo dia de hoje, 11 de setembro, data na qual o longa chega às telas de nosso país. A espera acabou e pode-se dizer que este é um daqueles casos no qual aguardar pela festa é muito mais gostoso do que a própria.

Produzido em homenagem aos 40 anos de carreira de Masami Kurumada, autor do mangá Saint Seiya, obra que deu origem à série animada, A Lenda do Santuário apresenta uma releitura para o arco de histórias chamado “A Batalha das Doze Casas”, o ápice da celebrada “Saga do Santuário”, aquela exibida no Brasil pela Rede Manchete e que arrebanhou milhares de espectadores mirins ao introduzir os personagens em solo brasileiro. Tanto na atração televisiva, quanto no filme que chega aos cinemas neste final de semana, a trama gira em torno da missão que os Cavaleiros de Bronze têm de salvar Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena. Para isso, os guerreiros devem enfrentar os doze Cavaleiros de Ouro, defensores das casas zodiacais e os mais poderosos entre os cavaleiros, com o objetivo de desmascarar o Mestre do Santuário e, assim, colocar a verdadeira Atena em seu devido posto, no Olimpo.

Os Cavaleiros do Zodíaco-A Lenda do Santuário
Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário | Imagem: Diamond Films

Enquanto no anime, os trinta e dois episódios dão conta de toda a carga dramática presente na derradeira batalha dos Guardiões do Universo, os noventa minutos de Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário não são suficientes para entregar uma trama satisfatória tanto para quem já conhece os heróis, quanto para quem nunca assistiu a um episódio sequer da série. Excessivamente acelerado e com buracos enormes na narrativa, o longa parte da fuga de Aioros, Cavaleiro de Ouro de Sagitário, do santuário, carregando em seus braços a bebê Saori, numa tentativa de salvar a reencarnação de Atena das mãos do Mestre do Santuário. Fatalmente ferido por conta da luta contra outros Cavaleiros de Ouro, Sagitário entrega a criança aos cuidados de Mitsumasa Kido, um senhor aventureiro que aceita a missão de zelar pela menina, até que, aos 16 anos de idade dela, a tarefa de protegê-la passe para os destemidos Cavaleiros de Bronze, liderados por Seiya de Pégaso. A partir desse instante, não demora muito para que A Batalha das Doze Casas tenha início e a plateia seja bombardeada por lutas insanas, mas sem emoção.

Este é o principal defeito de Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário: tudo acontece tão rápido, que fica impossível sentir alguma emoção diante do que se passa na tela. É claro que recrutar o elenco de dubladores originais para, mais uma vez, dar voz aos icônicos personagens foi uma sacada inteligente da distribuidora Diamond Films. Afinal, são os adultos que cresceram com as aventuras de Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki o público-alvo desta produção e puxar a emoção pela nostalgia é, sem dúvida, uma estratégia legal. No entanto, é muito pouco diante dos equívocos que tomam conta da telona.

Assim como o aspecto narrativo do longa fica devendo, o visual não fica atrás. O trabalho de computação gráfica, bem diferente do 2D tradicional, tão marcante na TV, está bem razoável e o que poderia salvar a produção, termina por ser mais um de seus defeitos. Para coroar este quesito, as liberdades tomadas na caracterização dos personagens podem chocar, indo desde o visual das armaduras, até a mudança do tom de personagens antes muito bacanas (alguém pode me explicar o que é aquele Máscara da Morte, Cavaleiro de Câncer???).

No fim, resta a dúvida sobre a quem a animação realmente agradou e se esta é uma homenagem à altura do legado de Masami Kurumada e de sua maior criação. Torçamos para que, no futuro, seja produzido algo mais digno ou que deixem os Cavaleiros de Atena repousarem em paz, na memória de seus admiradores.

Veja a ficha técnica e elenco completo de Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário

Nota do Thunder Wave

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

7,010FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,362SeguidoresSeguir

Brooklyn Nine-Nine | Série exibirá episódio sobre brutalidade policial na 8ª...

0
Brooklyn Nine-Nine vai exibir uma história sobre a brutalidade policial na 8ª temporada. Depois de supostamente desfazer-se de pelo menos quatro episódios...

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave