sábado, 19, setembro, 2020
Início Filmes Críticas Critíca: Birdman

Critíca: Birdman

Em Birdman  Ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), Riggan Thomas (Michael Keaton) é um ator que fazia sucesso nos anos 90 como um super-herói chamado Birdman. Agora que sua fama acabou ele quer provar que é mais do que isso e tenta mostrar sua veia artística produzindo a peça teatral What We Talk About When We Talk About Love, adaptação da obra de Raymond Carver.

Birdman Emma Stone
Emma Stone em Birdman | Imagem: Fox Film

A produção da peça se demonstra sem muito futuro, pois a necessidade de Riggan em se tornar relevante novamente acaba complicando suas relações pessoas com a filha, Sam (Emma Stone), além disso, ele ainda tem que lidar com o ego inflado de Mike (Edward Norton), que está atrapalhando bastante o desenvolver da obra e com uma voz na sua cabeça que o está deixando louco.

A genialidade do roteiro de Birman está na junção da realidade com fantasia dentro e fora do mesmo. Durante todo o filme temos aqueles momentos de duvida sobre o que é realidade e o que é loucura de Riggan, porém, também nos perguntamos até onde a história está representando o sumiço de Michael Keaton como ator, não vamos esquecer que ele foi um Super-Herói nos anos 90 (Batman, de Tim Burton) e ficou um tempo fazendo apenas papéis menores até se destacar novamente com Birdman.

Birdman Ou A Inesperada Virtude da Ignorância
Birdman | Imagem: Fox Film

O tempo que Keaton ficou fora dos tabloides não afetou seu talento. Sua atuação em Birdman está maravilhosa. Norton se destacou bastante, quase conseguindo roubar o foco de Keaton com seu personagem egocêntrico e irritante batendo de frente com o igualmente egocêntrico Riggan. Vale mencionar também a curta mas marcante atuação de Zach Galifianakis como seu ajudante, Jake. Zach que além de muito mais magro, está fazendo um papel bem diferente dos idiotas que estamos acostumados a ver em suas comédias, isso combinou com ele.

A produção de Birdman é um show a parte. Sendo praticamente uma tomada única, sem uso de cortes e montagens, a forma como o longa se parece com uma peça de teatro é um real destaque na qualidade. Juntando isso e o maravilhoso roteiro, temos uma fórmula de sucesso.

Recheado de criticas à sociedade artística (e aos críticos!), Birdman não é um filmes sobre super-heróis. Não se engane achando que irá ver uma grande ação por causa do título, Birdman é focado na mente de uma pessoa que não se encaixa mais no seu meio, aproveitando para apontar os defeitos da sociedade atual.

Veja a ficha técnica e elenco completo de Birdman

Nota do Thunder Wave
Com um interessante balanço entre realidade e ficção, o longa é cheio de referências e momentos de reflexão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

7,011FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,361SeguidoresSeguir

Brooklyn Nine-Nine | Série exibirá episódio sobre brutalidade policial na 8ª...

0
Brooklyn Nine-Nine vai exibir uma história sobre a brutalidade policial na 8ª temporada. Depois de supostamente desfazer-se de pelo menos quatro episódios...

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave