E se os mortos-vivos fossem capazes de pensar? Nessa história, nosso protagonista (recém) morto-vivo narra seu cotidiano no apocalipse, apresentando-nos a um diferente ponto de vista sobre esse tema que sempre é abordado por nossos semelhantes, os vivos. Conheçam a narrativa enquanto somos levados por situações absurdas e as narrações incríveis de Joe, o morto-vivo!

Na grande maioria das vezes quando alguma obra, seja ela do audiovisual, jogos e livros, aborda o tema apocalipse zumbi, sempre é mostrado os humanos tentando sobreviver a estes seres que não mais pensam e só querem a carne humana – ou cérebro dependendo da obra -, e de outros seres vivos.

A crítica é sempre sobre nossa sociedade consumista, modo de vida, uma abordagem as indústrias farmacêuticas, militares e assim se segue a lista. Ela é grande e os fãs já a conhecem de cor.

Mas existe um livro diferenciado – e bem pequeno em número de páginas – sobre este assunto: As Últimas Memórias de um Morto Vivo de Diego Rates lançado pela Editora Viseu. Com um ponto de vista bem diferente e com uma escrita muito formal que lembra livros como Memórias Póstumas de Brás Cubas, somos apresentado a Joe, um morto-vivo com uma mente bem viva.

O livro mantém o senso crítico do gênero zumbi, mas agora muito mais forte e irônico, já que é um zumbi a fazer toda a sua manifestação a respeito de nossa sociedade. Diego Rates brinca com o conceito ao nos mostrar através dos olhos de um morto-vivo, o quanto somos apegados a um estilo de vida que mais nos transforma em zumbis dependentes do consumo e do tempo, do que realmente sermos vivos e apreciarmos a vida como ela é.

Através de Joe, o leitor irá perceber que os momentos que um zumbi passa indo de um local para o outro, sem pressa, era o que realmente os vivos deveriam estar fazendo. Além disso, a própria alimentação é questionada por esse zumbi.

As Últimas Memórias de um Morto Vivo é um livro diferente, crítico e cômico. Não possui uma excelente diagramação, mas é um prato cheio – com o perdão da palavra – para aqueles que buscam algo sem compromisso, mas que ao mesmo tempo tenha uma pegada com conteúdo.

Resumo
Nota do Thunder Wave
resenha-as-ultimas-memorias-de-um-morto-vivo-diego-ratesAs Últimas Memórias de um Morto Vivo é um livro diferente, crítico e cômico. Não possui uma excelente diagramação, mas é um prato cheio - com o perdão da palavra - para aqueles que buscam algo sem compromisso, mas que ao mesmo tempo tenha uma pegada com conteúdo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui