Blake Crouch é sem dúvida alguma um excelente autor quando se fala de ficção e muito teor de crítica social. Seu mais novo livro, Upgrade, é sem dúvida alguma um dos melhores dos três (Matéria Escura e Recursão) até o momento. Com uma escrita muito mais ágil e um personagem mais do que carismático, Upgrade consegue segurar o leitor do início ao fim.

Lançado pela Editora Intrínseca, Upgrade é uma perfeita e incomoda crítica ao modo de vida que tanto buscamos, ou seja, nas “melhorias” que podemos trazer em nossas vidas, mas ao custo de nossa saúde, que pode inclusive levar a um genocídio. Com um linguajar até um tanto mais técnico em alguns momentos, a obra de Crouch busca capturar o leitor a repensar sobre as modificações genéticas praticadas em nome da humanidade.

Upgrade explora as implicações éticas e morais do uso da tecnologia, mas sem dizer se isso é certo ou errado, como é o estilo do autor. Durante a história, o leitor segue a vida do agente Logan Ramsay, que possui um passado ‘criminoso’ e que agora está do lado da lei para prender cientistas que buscam melhorias genéticas.

Leia também: Resenha | A Livreira de Paris- Kerri Maher

Mas algo dá muito errado em uma dessas buscas e um acidente muda totalmente a sua vida, dando um upgrade em seu corpo e mente. E é a partir daí que o leitor irá explorar um lado ‘super humano’ do personagem, com uma análise detalhada do comportamento das pessoas frente as mudanças mais radicais de casa um.

O livro vai além de uma ficção distópica e ação vertiginosa. De início o leitor pode ver todo o upgrade de Logan de uma maneira positiva, mas que aos poucos começa a se questionar até que ponto cada mudança é realmente interessante na vida de alguém. São pontos que o autor, como em seus outros livros, faz o leitor questionar.

Upgrade é sem dúvida um dos melhores livros de Blake Crouch, por ter um conteúdo curioso e fascinante, que é a genética, sua crítica social e principalmente por ele conseguir dar uma leitura rápida a sua obra, mesmo que muitas vezes derrape em termos técnicos.

Leia também: Resenha | Delicate Condition- Danielle Valentine

Sobre o livro

No meio da madrugada, o agente Logan Ramsay entra em um laboratório clandestino à procura de provas de um crime, sem fazer ideia de que sua vida está prestes a mudar. Um som estranho. Uma explosão. Então, silêncio. Logan acorda em um leito de hospital, sendo atendido por profissionais usando trajes de proteção biológica, enquanto sua esposa e filha o observam através de uma barreira de vidro.

Os médicos informam que ele foi infectado por um vírus capaz de modificar sua estrutura genética, embora os exames não tenham detectado nada. Depois que a febre e a dor passam, Logan começa a enxergar o mundo com mais clareza. Ele está mais forte, mais inteligente, mais rápido, e suas habilidades parecem aumentar a cada dia.

Algo revolucionário está em curso. Algo capaz de mudar a própria definição de humanidade e trazer consequências devastadoras caso caia nas mãos erradas. Logan é a única pessoa no mundo que pode deter a catástrofe iminente e impedir a morte de milhões de pessoas, ainda que, para vencer a guerra, ele tenha que confrontar seu passado sombrio, desafiar o governo e se transformar em algo que jamais imaginou.

Uma trama intimista com proporções épicas, Upgrade explora as implicações éticas e sociais da tecnologia, ao mesmo tempo que questiona os limites da humanidade e nosso infinito potencial.

Resumo
Nota do Thunder Wave
resenha-upgrade-blake-crouchUpgrade é sem dúvida um dos melhores livros de Blake Crouch, por ter um conteúdo curioso e fascinante, que é a genética, sua crítica social e principalmente por ele conseguir dar uma leitura rápida a sua obra, mesmo que muitas vezes derrape em termos técnicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui