Resenha: Vocação Para o Mal- Robert Galbraith

7
15635
Vocação para o mal Book Cover Vocação para o mal
Robert Galbraith
Editora Rocco
496
Policial
Rocco
14/04/2016

Quando um misterioso pacote é entregue a Robin Ellacott, ela fica horrorizada ao descobrir que contém a perna decepada de uma mulher. Seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike, fica menos surpreso, mas não menos alarmado. Há quatro pessoas de seu passado que ele acredita que poderiam ser responsáveis por tal crime – e Strike sabe que qualquer uma delas seria capaz de tamanha brutalidade. Com a polícia focada no suspeito que Strike tem cada vez mais certeza de que não é o criminoso, ele e Robin põem as mãos à obra e mergulham no mundo sombrio e distorcido dos outros três homens. Entretanto, quanto mais acontecimentos horrendos acontecem, mais o tempo se esgota para ambos...

Site oficial Compre

 

Vocação Para o Mal é o terceiro livro da série Cormoran Strike, escrita por J.K. Rowling sob pseudônimo de Robert Galbraith. É um lançamento bem recente da Editora Rocco, chegou às livrarias dia 18 de abril.

***Pode ler sossegado, essa resenha não contém spoilers de nenhum volume da série***

  • Veja a resenha do primeiro volume, O Chamado do Cuco, aqui.
  • Veja a resenha do segundo volume, O Bicho-da-Seda, aqui.

Em Vocação do Mal temos mais um caso de Cormoran Strike, mas desta vez o foco é sua assistente Robin Ellacot. Tudo começa quando Robin recebe um pacote com um conteúdo bem peculiar: uma perna decepada. Strike rapidamente monta uma lista de suspeitos com três antigos conhecidos, todos com um importante papel em seu passado e muito ódio por Strike.

Acompanhamos o desenrolar do caso conforme Robin e Strike investigam os suspeitos, com uma pequena ajuda da policia. Porém, temos o bônus de alguns capítulos narrados pelo ainda desconhecido assassino, demonstrando que seu verdadeiro plano é matar Robin, a quem chama de A Secretária.

Esses capítulos do assassino foram os que mais me agradaram nessa leitura, pois além de dar pequenas dicas para o leitor começar a formar várias teorias, mostra de uma maneira bem diferente o psicológico deturpado do assassino, com sua visão grotesca das mulheres.

vocação para o mal

A narrativa policial de Galbraith é maravilhosa, conseguindo colocar um toque de suavidade único enquanto descreve cenas horrendas. Já conhecemos a capacidade de Rowling na construção de personagens, sempre muito bem motivados e elaborados, em Vocação do Mal não é diferente, todos os integrantes do livro são extremamente bem explorados.

Um grande diferencial dessa obra em comparação com suas antecessoras é a quantidade de informações sobre o passado dos protagonistas. Strike não costuma falar de sua vida, mas aqui, por conta dos suspeitos terem tido uma relação direta com ele, conhecemos a fundo sua história. Robin também não fica de fora, revelando pontos importantes de seu passado.

Mas o grande triunfo de Vocação do Mal está no tema abordado. Galbraith escolheu um assunto pesado e desconhecido, se focou em pessoas que sofrem com acrotomofilia – preferência sexual por pessoas que tenham alguma parte de seus corpos amputada, pois a excitação é proporcionada justamente pela falta daquela parte. Pessoas com desejo de autoflagelação também são bem exploradas na obra.

Vocação do Mal é o volume que mais vai agradar aos fãs dessa saga. Com um caso pesado e profundo, tem a grande vantagem de se aprofundar muito mais na vida dos protagonistas que já conquistaram um espaço no nosso coração. É uma leitura obrigatória para os amantes dos casos de Cormoran Strike.

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui